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Santa Casa de Votuporanga promove treinamentos contínuos para atendimento de pacientes com AVC

A Santa Casa de Votuporanga segue investindo na qualificação contínua de suas equipes com a realização de treinamentos periódicos voltados ao atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo. A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com a excelência assistencial, segurança do paciente e atualização profissional constante.
Os treinamentos envolvem profissionais da equipe multidisciplinar da UTI, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos — com foco especial em quem atua diretamente na linha de frente do atendimento ao paciente com AVC.
A capacitação tem periodicidade trimestral, sendo realizada conforme a disponibilidade das equipes e a necessidade de reforço das condutas ou integração de novos profissionais.
O tema central dos encontros é o manejo do AVC isquêmico agudo, abrangendo: reconhecimento dos sinais e sintomas; conduta imediata e preparo do paciente para aplicação da trombólise química; fluxo ágil até a realização da tomografia de crânio e cuidados pós-trombólise na UTI.
Esses treinamentos são fundamentais para garantir o reconhecimento precoce dos sintomas, otimizar o preparo e o tratamento dos pacientes e proporcionar um atendimento rápido e assertivo. O impacto é direto na redução do tempo porta-agulha, na melhora dos desfechos clínicos e no aumento da segurança assistencial.
Desde a implementação do protocolo de AVC, em março de 2024, a Santa Casa já atendeu quase 200 pacientes com suspeita de AVC agudo. Um dos indicadores mais expressivos é o tempo médio porta-agulha, que atualmente é de 25 minutos, bem abaixo do limite recomendado pelas diretrizes internacionais, que é de até 60 minutos. Em alguns casos, esse tempo foi reduzido para apenas 15 minutos, entre a chegada do paciente, avaliação médica, realização da tomografia e administração do trombolítico (alteplase).
O Dr. João Ricardo Leão, coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa, reforçou a importância do treinamento contínuo para manter a excelência no atendimento. “O sucesso do tratamento do AVC está diretamente ligado à rapidez e à eficiência da equipe. Os treinamentos garantem que todos os profissionais estejam alinhados com os protocolos mais atualizados, contribuindo para salvar vidas e minimizar sequelas. Cada minuto faz diferença, e temos resultados que comprovam isso”, disse.
Pelo alto nível de desempenho e qualidade no atendimento ao paciente com AVC, a Santa Casa de Votuporanga recebeu o Selo Diamond, concedido pela Angels— certificação internacional que reconhece instituições de saúde com os mais altos padrões em protocolos de atendimento a AVCs.
Esse reconhecimento é reflexo de um trabalho integrado e comprometido com a vida, que se fortalece a cada ciclo de capacitação e com o engajamento de todos os profissionais envolvidos.
A Santa Casa de Votuporanga reafirma, por meio dessas ações, sua missão de acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de todos nós, oferecendo um cuidado ágil, humano e baseado em evidências — sempre com foco na qualidade de vida dos pacientes.