UNIPEC: 13 anos de avanços na Medicina

A Unidade de Pesquisa Clínica (UNIPEC) da Santa Casa de Votuporanga existe desde 2008, e é reconhecida pelo trabalho desenvolvido no Brasil e no exterior. São 13 anos de envolvimento em estudos, incentivando a produção científica e educação permanente dos profissionais da área de saúde. Neste período, são 24 estudos finalizados. Os resultados alimentam um banco de dados com as patologias que a Instituição atende e ajuda na mudança da prática clínica possibilitando melhorias na saúde, averiguando efeitos clínicos e farmacológicos, com o foco na segurança do paciente. O setor realiza pesquisas para verificar a eficácia de novos tratamentos ou medicamentos em voluntários. A participação de pacientes é fundamental para a descoberta de novas formas de tratar doenças. Atualmente, são 27 estudos em diversas áreas. O médico investigador da UNIPEC, Dr. Mauro Esteves Hernandes, ressaltou as principais conquistas. “Ao longo destes 13 anos, ganhamos credibilidade com pesquisa internacional participando de inúmeros Trials, com o nome da nossa Instituição reconhecido dentro e fora do país”, afirmou. Dr. Mauro citou os desafios. “Qualificar o centro de pesquisa para estudos de vacinas e Oncologia”, emendou. A enfermeira responsável, Mariane de Oliveira Faria, falou da importância de ter a Unidade de Pesquisa na Instituição. “São oportunidades de participar de grandes estudos que implementarão, em boa parte deles, as novas medicações aprovadas pelas instâncias superiores após os resultados das pesquisas. Temos contato com as novas fórmulas e discutimos com grandes experts sobre as patologias em questão, garantindo ao paciente o fornecimento destes medicamentos”, complementou. O provedor da Instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, parabenizou a Unidade. “Temos muito orgulho de ter uma Unidade de Pesquisa. Participamos de diversos estudos, incluindo no exterior. Os resultados refletem em benefícios no atendimento, sob a forma de desenvolvimento e avanços tecnológicos”, afirmou. Ele destacou o trabalho da Unidade de Pesquisa, que coloca a Instituição em evidência no Brasil. “Desenvolvemos estudos em diversas áreas, visando sempre contribuir na qualidade assistencial, incorporação de novas tecnologias e na promoção e acesso à medicina mais atual, com foco na segurança dos nossos pacientes. Inclusive, estamos em estudos sobre o Coronavírus, neste momento tão primordial, que só mostraram o quanto que nossa Instituição está à frente, em busca de tratamentos para essa pandemia”, finalizou. Sobre UNIPEC A equipe da Unidade é composta por: duas enfermeiras, duas farmacêuticas, uma acadêmica de Farmácia, um biomédico e oito médicos de várias especialidades como Cardiologista, Hemodinamicista, Cirurgião vascular, Endocrinologista, Pediatra e Ginecologista. A Santa Casa assinou um convênio com a Unifev em 2018 para UNIPEC, que prevê a geração de estudos clínicos nacionais e internacionais, ampliando a parceria já existente. A instituição educacional realiza repasses mensais de verbas para a manutenção dos serviços com a finalidade de agregar valor à atividade assistencial, apoiar, organizar e monitorar os estudos no âmbito do Hospital.