Santa Casa irá receber R$750 mil

Em meio à situação de emergência na área da saúde em toda a região de Votuporanga, o deputado estadual Carlão Pignatari intermediou junto ao Governo do Estado de São Paulo pedido do Prefeito João Dado para destinação de recursos com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde e também da Santa Casa de Votuporanga, principalmente para pacientes com COVID-19. O recurso será repassado fundo a fundo, ou seja, do Fundo Estadual da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde. Nos últimos dias, a Santa Casa de Votuporanga chegou a atingir 100% da ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes contaminados pelo novo Coronavírus. Desde então, tornou-se necessária a ampliação do número de leitos. A resposta do Governo do Estado foi rápida, confirmando, na última semana, o envio de mais oito leitos de UTI e hoje, mais R$ 1 milhão para custeio via emenda parlamentar. De acordo com Carlão, o recurso será destinado de fundo a fundo com o objetivo de agilizar o processo. O prefeito João Dado enviará projeto lei para a Câmara, e cabe aos vereadores de Votuporanga aprovar que parte deste recurso, R$750 mil, seja destinado de forma emergencial para Santa Casa de Votuporanga, que atualmente é responsável pelo atendimento de 53 cidades vizinhas. “O Governo do Estado está atento à situação de todas as regiões, por isso foi muito ágil ao atender à solicitação de Votuporanga, evitando que o sistema público de saúde entre em colapso. Além disso, a maior capacidade de atendimento possibilitará um pouco mais de tranquilidade nas próximas fases de flexibilização que devem acontecer de acordo com as diretrizes do Plano São Paulo. É muito importante que, neste momento, a população faça sua parte, usando máscaras, evitando aglomeração desnecessária, mantendo a higienização das mãos. Só assim conseguiremos vencer a propagação do vírus”, destacou o deputado Carlão, líder do governo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).