Santa Casa inicia troca de plantão por meio de tablets
06/02/2020
A
Santa Casa de Votuporanga iniciou um novo processo para a troca de
plantão da enfermagem, que atualmente é feito por meio de papéis.
O Hospital está implementando a substituição por meio de um
tablet.
De
acordo com a enfermeira da Educação Permanente, Carla Rodrigues, a
mudança começou na Ala G, e, em breve, será espalhada para todo a
Instituição. “A troca de plantão no Hospital envolve
prioritariamente os profissionais de enfermagem e deve sempre seguir
processos que garantam a segurança do paciente. Para isso, é
utilizado a ferramenta SBAR, que significa Situação,
Breve
Histórico, Avaliação
e Recomendação.
Em uma ação conjunta entre a enfermeira da Educação Permanente, a
profissional responsável pelas Alas F/G e José Delgado e os
analistas de tecnologia e informação, possibilitamos que este novo
recurso fosse implantado. Iniciamos os treinamentos na Ala G (unidade
piloto) e, após, vamos estender para os demais locais da Santa
Casa”, disse.
A
enfermeira responsável pelas Alas F/G e José Delgado, Daisy Vitor,
conta que esta nova ação está facilitando e agilizando os
processos. “Além das vantagens da passagem de plantão a beira
leito, o grande diferencial é que tudo está gravado no sistema.
Além de aumentarmos a qualidade das informações, confirmamos elas
em tempo real ao lado do paciente, que se sente mais seguro em
relação ao tratamento”, contou.
Para
a enfermeira clínica Fernanda Bueno, o novo método de passagem do
plantão pelo tablet traz um respaldo maior para os profissionais da
enfermagem. “Aqui, temos as informações sobre o assistido, a
doença, os exames que ele fez e resultados, medicamentos e
prescrições que já foram realizadas. Por isso, fica mais fácil
acompanhar a evolução tanto médica, quanto de enfermagem, pois
tudo está registrado no sistema”.
O
provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana elogiou a
iniciativa. “Nosso Hospital está sempre atento às novas
tecnologias, contando com profissionais atentos e capacitados para
oferecer sempre um atendimento humanizado e com muita competência.
Parabenizo as equipes envolvidas neste novo processo, que com
certeza, tem tudo para auxiliar ainda mais nossos pacientes”,
finalizou.