Santa Casa ganha quarto especializado para partos normais na Ala José Delgado

As futuras mamães de Votuporanga e região contam agora com mais um ambiente especializado na Santa Casa para o momento mais especial de suas vidas: o nascimento do seu filho. A Instituição oferece um quarto preparado para os partos normais na Ala José Delgado para uso de gestantes de convênios e particulares.
A estrutura proporciona uma assistência ainda mais humanizada. A grávida recebe uma atenção toda especial 24 horas, com privacidade. “Mais uma vez, a Santa Casa de Votuporanga dá um passo importante em busca do atendimento humanizado. O quarto PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-parto) da Ala José Delgado vem facilitar esse atendimento reservando um local para aquelas gestantes que desejam um parto natural em um ambiente confortável e, ao mesmo tempo, com todos equipamentos necessários para uma assistência eficiente e segura ao bebê e à mãe. Esse tipo de acomodação normalmente só é encontrado em maternidades de grandes centros”, frisou o médico chefe da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital, Dr. Fernando Faria.
Ela enfatizou que a família pode participar do nascimento. “A paciente autoriza quem ela quer naquele momento. Pode ser marido ou até mais de um familiar. O importante é que as fases do nascimento sejam compartilhadas com pessoas que ela ama e que a tranquilizem”, disse.
A enfermeira contou que, antes do benefício, as gestantes ficavam no quarto da internação. “Tínhamos que levar todos os materiais para aquele ambiente. Agora, garantimos mais conforto e privacidade, além de oferecer uma estrutura especializada”, afirmou.
A Santa Casa está adotando práticas mais humanísticas nos procedimentos, como deixar o bebê mais tempo com a mãe após o nascimento, incentivando a amamentação, não dar banho nem fazer exames imediatamente após o parto. "Faz muita diferença para a criança não ser separada da mãe, adaptar aqui fora primeiro, entender o que está acontecendo, se vincular com quem gerou. Ganhamos em vínculo e, é claro, muito amor", destacou.
A doula da Instituição, Arlete Mendes, comemorou a conquista. “Há anos, eu atuo no Hospital na ala da Maternidade, no nosso PPP, específico para este atendimento. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária. Acompanhei várias histórias, pensando sempre em disponibilizar conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e físico. Esse quarto na Ala José Delgado, com certeza, é um diferencial para aquelas mãezinhas que sonham viver este momento na forma mais natural possível”, disse.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, enalteceu o benefício. “A Maternidade da Santa Casa de Votuporanga é referência para o município e região, com toda a estrutura necessária para assistência a mamãe e bebê, inclusive com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Incentivamos o parto humanizado, porque entendemos que é o melhor para a gestante e seu filho. O quarto especializado veio contribuir com nosso objetivo”, finalizou.