Leucemia: conheça os sintomas e tratamentos disponíveis no Ambulatório de Oncologia

No mês de junho, celebramos a campanha de conscientização sobre a Leucemia, uma doença grave que afeta o sangue e a medula óssea. É uma patologia que está entre os dez tipos de câncer mais comuns no Brasil. Estima-se que, entre 2023 e 2025, surjam 11.540 novos casos por ano no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É fundamental conhecer os sintomas e as opções de tratamento para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. O que é a Leucemia? A leucemia é caracterizada pelo acúmulo de células malignas na medula óssea, o que compromete a produção normal de células sanguíneas saudáveis, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Esse desequilíbrio pode causar uma série de problemas de saúde. Sintomas Os sintomas da leucemia podem ser variados e, muitas vezes, se confundem com os de outras doenças. Alguns dos sinais mais comuns incluem: - Febre - Dor nos ossos ou articulações - Hematomas, pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos inexplicáveis - Anemia - Cansaço frequente e perda de peso sem razão aparente - Ínguas no pescoço, axilas ou virilha - Infecções frequentes, como candidíase ou infecção urinária Se você ou alguém que conhece apresentar esses sintomas, é crucial procurar atendimento médico imediatamente. Causas As causas exatas da leucemia ainda não são totalmente compreendidas, mas alguns fatores de risco estão associados ao desenvolvimento da doença, incluindo: - Infecções e outras doenças - Exposição ambiental (como a radiação e produtos químicos) - Fatores genéticos   Prevenção Não existe uma maneira garantida de prevenir a leucemia, mas manter um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir os riscos. Isso inclui:   - Alimentação equilibrada - Sono adequado - Exercícios físicos regulares - Evitar o tabagismo   Tratamento no Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga está dedicado a oferecer tratamentos avançados e eficazes para pacientes com leucemia. Desde a sua inauguração há dois anos, o ambulatório já realizou mais de 3 mil atendimentos, proporcionando uma ampla gama de serviços, como: - Quimioterapia: Tratamento que utiliza medicamentos para destruir células cancerígenas. - Imunoterapia: Terapia que fortalece o sistema imunológico para combater o câncer. - Terapia-alvo: Tratamento que utiliza medicamentos para atacar especificamente as células cancerígenas. Diferenciais do Ambulatório de Oncologia - Capela de Fluxo Laminar: Garantindo um ambiente estéril para a preparação de medicamentos quimioterápicos. - Especialidade em Onco-Hematologia: Tratamento especializado para doenças oncológicas e hematológicas. - Localização Estratégica: Anexo à Santa Casa de Votuporanga, com acesso a uma ampla infraestrutura, incluindo Pronto Socorro, Centro Cirúrgico,  Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviços de Imagem e Diagnóstico e Análises Patológicas. Convênios Atendidos Atendemos diversos convênios, garantindo que muitos pacientes possam acessar nossos serviços de qualidade, incluindo: -SanSaúde - APAS - Economus - AMAFRESP - CABESP - FAEC - SABESP - VIVEST - Amil - GEAP - SULAMÉRICA   O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga está aqui para oferecer o melhor cuidado possível. Se você suspeita de leucemia ou tem qualquer outro problema de saúde oncológico, não hesite em procurar nossa equipe especializada. Sua saúde é nossa prioridade.