Aplicativo da Santa Casa é apresentado em evento de tecnologia
26/10/2023
A Santa Casa de Votuporanga deu exemplo de tecnologia e inovação. A
Instituição foi palestrante do 1º Simpósio de Tecnologia e ESG do
Hospital Amaral Carvalho, nesta quarta-feira (25/10), demonstrando o
aplicativo Santa Casa Votu e suas potencialidades.
O gestor estratégico administrativo, Angelo Jabur Bimbato, esteve em uma
mesa redonda com o tema “Os desafios dos hospitais filantrópicos na
evolução da tecnologia e Inovação”. Durante sua apresentação, Angelo
detalhou o processo de automação do prontuário, que hoje é 100% digital.
A Santa Casa possui um sistema totalmente integrado, que envolve todo
nosso Complexo, desde o Hospital, os Ambulatórios Médicos de
Especialidades (AMEs) de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, Farmácia
de Alto Custo, SanSaúde e também os Consultórios Municipais. Essa
interface permite que todas as informações do paciente estejam em uma
plataforma, de maneira que essa assistência seja completa e efetiva. Com
a integração, qualquer profissional de saúde, que acessar o Prontuário
Único do paciente (PEP), entrará no mesmo sistema. Na ferramenta é
possível incluir dados relevantes ao histórico de saúde, como as
características físicas do paciente, suas comorbidades, uma lista de
medicamentos que estão em uso, bem como alergias e sinais vitais. Por
meio das soluções, tanto o paciente quanto o médico podem acompanhar de
perto qualquer progressão.
O projeto também garante que todo o paciente atendido no sistema de
saúde tenha acesso aos seus dados, na palma da mão. E, para isso, foi
desenvolvido um padrão de visualização do PEP, e todos os diferentes
sistemas, com uma interface que é de conhecimento de qualquer médico,
independente de onde ele esteja dando assistência, seja na unidade de
atendimento da Santa Casa no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e
nas Unidades de Saúde do município, que também fica em Votuporanga.
O aplicativo pode ser baixado por qualquer morador da cidade e através
dele é possível acessar todo o histórico de atendimento, acompanhar
graficamente os exames laboratoriais, além do histórico de consultas.
Com a sistematização e o aplicativo, as vantagens são: integração de
dados em todos os sistemas de atendimento assistencial do Complexo,
permitindo ser acessado por qualquer médico da Instituição; redução no
tempo de atendimento, facilidade de uso, empoderamento do cliente em
relação à sua saúde, nova experiência na assistência, além de automação
dos processos administrativos. “Em pouco tempo, constatamos diminuição
de exames duplicados e de gastos desnecessários, além de uma
transparência e acesso à informação maiores, gerando engajamento da
população”, frisou Angelo.