Santa Casa de Votuporanga promove treinamentos contínuos para atendimento de pacientes com AVC
11/08/2025
A Santa Casa de Votuporanga segue investindo na qualificação
contínua de suas equipes com a realização de treinamentos
periódicos voltados ao atendimento de pacientes com Acidente
Vascular Cerebral (AVC) agudo. A iniciativa reforça o compromisso
da Instituição com a excelência assistencial, segurança do
paciente e atualização profissional constante.
Os treinamentos envolvem profissionais da equipe multidisciplinar
da UTI, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem,
fisioterapeutas e fonoaudiólogos — com foco especial em quem atua
diretamente na linha de frente do atendimento ao paciente com AVC.
A capacitação tem periodicidade trimestral, sendo realizada
conforme a disponibilidade das equipes e a necessidade de reforço
das condutas ou integração de novos profissionais.
O tema central dos encontros é o manejo do AVC isquêmico agudo,
abrangendo: reconhecimento dos sinais e sintomas; conduta imediata
e preparo do paciente para aplicação da trombólise química; fluxo
ágil até a realização da tomografia de crânio e cuidados
pós-trombólise na UTI.
Esses treinamentos são fundamentais para garantir o reconhecimento
precoce dos sintomas, otimizar o preparo e o tratamento dos
pacientes e proporcionar um atendimento rápido e assertivo. O
impacto é direto na redução do tempo porta-agulha, na melhora dos
desfechos clínicos e no aumento da segurança assistencial.
Desde a implementação do protocolo de AVC, em março de 2024, a
Santa Casa já atendeu quase 200 pacientes com suspeita de AVC
agudo. Um dos indicadores mais expressivos é o tempo médio
porta-agulha, que atualmente é de 25 minutos, bem abaixo do limite
recomendado pelas diretrizes internacionais, que é de até 60
minutos. Em alguns casos, esse tempo foi reduzido para apenas 15
minutos, entre a chegada do paciente, avaliação médica, realização
da tomografia e administração do trombolítico (alteplase).
O Dr. João Ricardo Leão, coordenador do Serviço de Neurologia da
Santa Casa, reforçou a importância do treinamento contínuo para
manter a excelência no atendimento. “O sucesso do tratamento do
AVC está diretamente ligado à rapidez e à eficiência da equipe. Os
treinamentos garantem que todos os profissionais estejam alinhados
com os protocolos mais atualizados, contribuindo para salvar vidas
e minimizar sequelas. Cada minuto faz diferença, e temos
resultados que comprovam isso”, disse.
Pelo alto nível de desempenho e qualidade no atendimento ao
paciente com AVC, a Santa Casa de Votuporanga recebeu o Selo
Diamond, concedido pela Angels— certificação internacional que
reconhece instituições de saúde com os mais altos padrões em
protocolos de atendimento a AVCs.
Esse reconhecimento é reflexo de um trabalho integrado e
comprometido com a vida, que se fortalece a cada ciclo de
capacitação e com o engajamento de todos os profissionais
envolvidos.
A Santa Casa de Votuporanga reafirma, por meio dessas ações, sua
missão de acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de
todos nós, oferecendo um cuidado ágil, humano e baseado em
evidências — sempre com foco na qualidade de vida dos pacientes.