Todos os campos são obrigatórios.

Fechar Formulário
Imagem Noticia

Santa Casa de Votuporanga conquista residência médica em Medicina de Emergência

Credenciamento foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e transforma a instituição em centro formador de emergencistas

A Santa Casa de Votuporanga em parceria com a UNIFEV, deu um passo histórico no fortalecimento da saúde pública regional. Ambas instituições acabam de ser credenciadas para oferecer residência médica em Medicina de Emergência. A aprovação, oficializada no dia 30 de junho pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), prevê a oferta de 3 vagas por ano para cada um dos três anos do programa (R1, R2 e R3), totalizando nove residentes simultaneamente.

Com essa conquista, a Santa Casa e a UNIFEV se consolidam como referência na formação de especialistas em um dos campos mais desafiadores da medicina. Para o Dr. Chaudes Ferreira da Silva Júnior, Diretor Clínico da Santa Casa de Votuporanga e também Coordenador da Rede de Urgência e Emergência do município, o credenciamento representa não apenas um avanço institucional, mas uma mudança de patamar na qualidade do atendimento à população.

Segundo ele, ao final da formação, os médicos estarão capacitados para atuar com excelência em situações críticas e de alta complexidade, tanto na urgência hospitalar quanto no atendimento pré-hospitalar.

“A Santa Casa se torna, a partir de agora, um centro formador de emergencistas. Isso significa que vamos formar, aqui dentro, profissionais especializados para atuar diretamente nas portas de entrada do nosso sistema de saúde, com preparo técnico e científico para lidar com situações extremas”, afirmou.

Dr. Chaudes destacou ainda que a presença desses residentes trará impacto direto na qualidade da assistência oferecida. A atuação conjunta com os demais profissionais do hospital, aliada à constante atualização promovida pela formação médica, deve elevar ainda mais o padrão dos atendimentos realizados. “Ao longo do tempo, esses residentes passarão a permanecer na cidade, criando uma rede local mais qualificada e fortalecida. Estamos investindo no futuro da saúde de Votuporanga, com profissionais comprometidos e preparados para salvar vidas”, completou.

Além de reforçar a estrutura assistencial, a nova residência contribui para o fortalecimento do ensino e da pesquisa médica em Votuporanga, ampliando o papel da Santa Casa como hospital de ensino.

O reitor do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Professor Doutor Osvaldo Gastaldon, também comentou sobre a conquista e destacou a importância da integração entre hospital e universidade para a formação médica na região.“ Em breve teremos mais essa ação na Santa Casa, que é muito bom para a comunidade, para a sociedade e para a Unifev também, já que os nossos alunos possivelmente também poderão fazer parte dessa nova residência”.

A criação da residência médica em Medicina de Emergência é mais uma vitória para o sistema de saúde local, que agora passa a contar com profissionais em formação contínua, alinhados às mais modernas práticas de atendimento em situações críticas.