Outubro Rosa: Ambulatório de Oncologia atende 42 mulheres com câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que visa aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, estimular a detecção precoce e reforçar a importância do tratamento adequado. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, com exceção de alguns tipos de câncer de pele não melanoma. Inaugurado há dois anos, o Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga tem se consolidado como um importante centro de atendimento a pacientes com câncer, oferecendo um suporte completo e integrado. O Ambulatório está localizado em anexo à Santa Casa, o que permite que os pacientes tenham acesso rápido a uma estrutura hospitalar ampla, composta por Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, UTI e serviços de apoio como Imagem e Diagnóstico e Análises Patológicas. Outro grande diferencial é o programa de navegação de pacientes, que orienta as mulheres e seus familiares em todo o processo do tratamento oncológico. Atualmente, atende 42 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, que estão em diferentes etapas do tratamento, como quimioterapia sistêmica e hormonioterapia. O local oferece um atendimento de excelência, com uma equipe multidisciplinar formada por oncologistas, hematologistas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e recepcionistas. Sintomas e Diagnóstico O câncer de mama pode apresentar sinais diversos, sendo essencial que as mulheres estejam atentas a qualquer alteração nas mamas. Os principais sintomas incluem:

• Nódulos palpáveis na região da mama ou axilas.
  • Alterações na textura ou formato da mama, como retração da pele.
  • Secreção anormal nos mamilos, que pode ser clara, amarela ou sanguinolenta.
  • Sensação de dor ou sensibilidade na mama.
É importante destacar que o câncer de mama nem sempre causa dor, o que torna a detecção precoce ainda mais relevante. A realização do autoexame das mamas e, principalmente, a mamografia regular são essenciais para a identificação de alterações, especialmente em mulheres com mais de 40 anos ou com histórico familiar da doença. Tratamento O tratamento do câncer de mama depende de diversos fatores, como o estágio da doença, a presença de receptores hormonais, e a idade da paciente. Entre as opções de tratamento estão a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, terapias hormonais, terapias-alvo e imunoterapia. A decisão sobre o melhor plano de tratamento é personalizada para cada paciente e deve ser discutida com um oncologista especializado. Dra. Julia Cordeiro destaca a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento do câncer de mama. “Além da escolha do tratamento oncológico adequado, o apoio psicológico, nutricional e o acompanhamento paliativo são fundamentais para garantir a qualidade de vida das pacientes em todas as fases da doença”, explica Dra. Julia. Detecção Precoce: a chave para o sucesso A detecção precoce do câncer de mama é uma das principais estratégias para aumentar as chances de cura. A mamografia, exame que detecta alterações nas mamas, é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, mas mulheres com histórico familiar ou fatores de risco podem precisar iniciar o acompanhamento antes dessa faixa etária. A detecção precoce permite iniciar o tratamento logo no início da doença, o que pode resultar em tratamentos menos agressivos e mais eficazes.   O papel do Ambulatório de Oncologia no suporte continuado A unidade tem como diferencial o cuidado contínuo durante todas as fases do tratamento, não apenas no aspecto físico, mas também no emocional e psicológico da paciente. “A atuação conjunta da equipe, com oncologistas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, é fundamental para garantir que as pacientes tenham uma jornada mais tranquila durante o tratamento, sempre com acompanhamento especializado e atenção às suas necessidades”, afirma a médica oncologista. O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga representa um importante avanço no atendimento oncológico na região, com uma abordagem integral, centrada na pessoa e no seu bem-estar. A unidade atende pacientes conveniados a diversas operadoras de saúde, como SanSaúde, APAS, Economus, AMAFRESP, CABESP, FAEC, SABESP, VIVEST, Amil, GEAP e SULAMÉRICA, tornando o tratamento mais acessível a um número maior de pessoas. A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O tratamento adequado e o apoio emocional são essenciais para que as mulheres possam enfrentar essa doença com o suporte necessário. O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Votuporanga tem sido um exemplo de excelência no atendimento, oferecendo cuidados de saúde completos e personalizados, ajudando mulheres na luta contra o câncer de mama. Se você ainda não fez seus exames preventivos, não deixe para depois. A detecção precoce pode salvar vidas!