Tempo de espera no Pronto Socorro:

Convênio

00:21

SUS

00:25

Pediatria

00:00

Tempo aproximado para atendimento médico de pacientes em condição não emergencial.

Ajude a cuidar

Todos os campos são obrigatórios.

Fechar Formulário
Serviços

icon

A Santa Casa de Votuporanga é referência em alta complexidade para 53 cidades da região e está inserida no Santas Casas Sustentáveis, um projeto do Governo do Estado de São Paulo, que classifica a Instituição como Hospital Estruturante. Para manter-se no programa, é preciso atender a todos os critérios, pois constantemente acontece uma avaliação pela Secretaria Estadual de Saúde e o Departamento Regional de Saúde – DRS XV de São José do Rio Preto.
O Pronto Socorro passou a ser regulado pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, onde a população tem acesso por meio do telefone 192. Essa mudança abrange os 17 municípios da região, incluindo Votuporanga. O Pronto Socorro deve atender casos de infarto, acidentes graves, AVC (Acidente Vascular Cerebral), queimaduras graves, entre outros casos graves.

Destinada a pacientes graves, o que requer vigilância, monitorização e cuidados contínuos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral tem 14 novos leitos, dos quais três para isolamentos.
O setor é moderno, com equipamentos e respiradores, melhores multiparamentos, respiradores microprocessados, um por leito, além de máquina de hemodiálise. Para os serviços de diagnóstico, os profissionais têm a sua disposição equipamentos como ultrassom, tomografia, raio-x, ressonância, ecocardiografia, exames cardiológicos, endoscopia, broncoscopia e muitos outros.
O relacionamento com o paciente sob tratamento hospitalar é valorizado na Santa Casa de Votuporanga e o visitante considerado como parte contribuinte na recuperação do doente. A Instituição permitiu acompanhantes de pacientes que estejam no pós-operatório de cirurgias cardíacas com estado de saúde estável nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), humanizando ainda mais a assistência.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal prioriza o vínculo do bebê com a família, como forma de potencializar o tratamento. O acolhimento para as mamães inicia-se já no período pré-parto. Havendo a possibilidade de ocorrência de parto de risco e de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, os pais se sentem impotentes, o que contribui para o desequilíbrio emocional e aumento dos níveis de ansiedade da família. As gestantes são assistidas por enfermeiras e médico da Unidade de Terapia Intensiva e a estrutura física é apresentada. Essa estratégia inicia a formação do vínculo entre a família e a equipe antes do procedimento de risco. A internação da mãe é acompanhada de perto em todos os momentos.
Após o nascimento, a UTI Neonatal permite visitas das 8 às 20h, sem limite de permanência. Para as mamães que não residem em Votuporanga, o Hospital disponibiliza acomodações para aquelas que não tem onde ficar durante a internação.

A Santa Casa é referência em cirurgia cardíaca. A Instituição estruturou um serviço capacitado para prestar todos os exames e tratamentos na área cardíaca e vascular.
Com o melhor diagnóstico e tratamento que somente grandes centros possuem e a responsabilidade de dar à população o que há de mais atual em tecnologia aliado ao respeito com o ser humano, o serviço realiza intervenções como a implantação de marcapasso e cirurgias de revascularização do miocárdio, implantes de próteses valvulares, correções de aneurismas de aorta e ventriculares e, implantes de cardioversores desfibriladores.

A Santa Casa possui o serviço de diagnóstico de doenças cardiovasculares, a nossa Unidade de Exames Cardiológicos. A parceria surgiu da necessidade de serviços avançados, após a implementação de cirurgias cardíacas.
O setor disponibiliza Ecocardiograma transtorácico em pacientes adultos, pediátricos e em neonatologia; Ecocardiograma transesofágico; Teste Ergomêtrico; Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA); Holter 24 horas e Eletrocardiograma.

O Hospital conta com o apoio de parceiros para prestar serviços como Angiotomografia coronariana; Biópsia dirigida; Densitometria óssea corpo total e segmentar; Doppler colorido; Mamografia digital; Radiografia digital; Ressonância magnética de alto campo; Tomografia computadorizada multislice; Ultrassonografia geral e especializada e Ultrassonografia 3d/4d/5d.

Este serviço é oferecido pela Medicina Nuclear que realiza cintilografias de praticamente todos os órgãos do corpo humano, como (coração, ossos, tireoide, pulmão, rins, etc).

O setor de Nefrologia, ligado ao Instituto do Rim, dispõe de salas para realização de tratamento dialítico nas modalidades de hemodiálise, diálise peritoneal automatizada, diálise peritonial intermitente, atendimento ambulatorial e internações.

A equipe de Endoscopia da Santa Casa chega a atender em média 700 pacientes no mês, detectando doenças como refluxo gastro-esofágico, gastrite, úlcera, tumores do trato gastrointestinal e lesões pré-neoplásicas (tumorais), entre outras.
Os exames oferecidos pela unidade são endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, broncoscopia, colangiografia endoscópica retrógrada, ph-metria, manometria e balão intragástrico.

O serviço de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque oferece uma das terapias mais utilizadas no tratamento de calculose renal, proporcionando menores riscos para os pacientes, por não ser um procedimento invasivo, eliminando os cálculos de forma rápida, eficaz e dispensando internações. Já a Urodinâmica disponibiliza equipamentos diferenciados para o diagnóstico preciso de doenças da bexiga.

Este serviço realiza mais de 100 exames/procedimentos por mês, como cateterismos cardíacos, angioplastias coronarianas e vasculares periféricas, stents coronários e periféricos, aortografia, arteriografia e flebografia, estudo eletrofisiológico e ablação por catéter de arritmias cardíacas, embolização de aneurismas e M.A.V.S. cerebrais e terapia em valvulopatias.

O laboratório é um grande parceiro da Santa Casa. São mais de 200 exames diferentes oferecidos, totalizando 45 mil avaliações feitas por mês. São vários diferenciais dos serviços como resultados on-line para médicos e clientes, agendamento de coleta por telefone; coleta móvel nas cidades vizinhas; entre outros.
O laboratório recebeu Avaliação Excelente Realizada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas; certificado Diamante da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, por Participação do Controle de Qualidade há 25 anos e ONA (Organização Nacional de Acreditação).