Todos os campos são obrigatórios.

Fechar Formulário
Imagem Noticia

Junho Vermelho: Santa Casa incentiva doação de sangue

A Santa Casa de Votuporanga apoia a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue. A Instituição visa chamar a atenção de como esse gesto é seguro, rápido e salvas vidas. O Hospital possui a Agência Transfusional, que atende centenas de pacientes, representando a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde. Vinculada ao Hemocentro de Ribeirão Preto, realiza, em média, 300 transfusões de sangue por mês, assistindo o Hospital, a Casa de Saúde de Votuporanga, Cardoso e Riolândia. A demanda maior atualmente é de pacientes de cirurgia, oncológicos, emergência (traumas). “Com a pandemia, notamos um novo cenário. Aumentaram os casos de assistidos em urgência, que necessitam de transfusão, enquanto a COVID-19 reduziu as doações de sangue”, destacou a hematologista e hemoterapeuta, Dra. Ilmeida Helena Tonini de Oliveira, responsável pela Agência.  A médica ressaltou a importância da Agência Transfusional. “A Instituição precisa de um serviço hemoterápico, garantindo a agilidade nos momentos de extrema urgência, monitoramento adequado do paciente durante e após o ato transfusional, controle de qualidade rigoroso de exames imunohematologicos, além de gerar maior credibilidade para o Hospital”, complementou. E, para salvar vidas, a doação de sangue é fundamental. “Nosso estoque segue baixo, principalmente para os tipos O positivo e negativo. O sangue humano não pode ser fabricado artificialmente, por isso a transfusão é a única esperança de vida para nossos pacientes. Contamos com o apoio de todos”, enfatizou. Unidade de Coleta Em Votuporanga, os interessados podem se dirigir até a Unidade de Coleta de Sangue, localizada na rua Antônio Galera Lopes, 2.652, anexo ao Mini-Hospital "Fortunata Germano Pozzobon". As doações ocorrem três vezes nesta semana, sendo terça, das 15h às 18h; quinta, das 8h às 11h; e no sábado, também das 8h às 11h.  No sábado, é necessário agendamento. O telefone da Unidade de Coleta de Sangue é o (17) 3423-2986 ou WhatsApp (17) 98116-7145.   Doações
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.
Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.
O período de doação varia para homens, que podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, três vezes e, em ambos os casos, com intervalo de três meses.
Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes.
Uma vez colhido sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga, a bolsa é encaminhada para Fernandópolis. “São realizados alguns exames naquela cidade e outros em Ribeirão Preto, específicos de sorologia – testes de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, HTLV I e II, Doença de Chagas. Após o resultado, o Hemonúcleo de Fernandópolis libera o estoque, de acordo com a necessidade”, afirmou Dra. Ilmeida.