Santa Casa de Votuporanga participa de Estudos Nacionais Científicos sobre Coronavírus

Desde o início da pandemia do Coronavírus, a Santa Casa de Votuporanga tem mergulhado diuturnamente em planos de enfrentamento da nova doença, a fim de melhorar a assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados para a COVID 19.

A Unidade de Pesquisa Clínica (UNIPEC) da Santa Casa, em parceria com a UNIFEV, atenta às necessidades e com foco na melhoria da saúde, integra o seleto grupo de 40 a 60 instituições, capitaneadas por grandes hospitais de renome nacional como o Hospital Israelita Albert Einstein, HCor (Hospital do Coração), Hospital Sírio Libanês, Hospital Moinhos de Vento, além da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) e o Ministério da Saúde, envolvidas em projeto para o tratamento da COVID-19.

O objetivo é avaliar a segurança e eficácia dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes com infecção pelo vírus SARS-Cov2. Os resultados poderão assegurar a eficácia, segurança e impacto na qualidade de vida das pessoas infectadas pelo Coronavírus.

O estudo foi aprovado em tempo recorde pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), devido a gravidade que a situação impõe.

A coordenadora da UNIPEC e enfermeira, Renée Amorim, ressaltou a importância desta pesquisa. “O mundo tem enfrentado esta pandemia e a busca por um tratamento eficaz e seguro faz-se necessário. O uso destes medicamentos sem evidência científica pode trazer riscos aos pacientes, por isso este estudo é tão necessário”, afirmou.

O médico Dr. Mauro Esteves Hernandes, um dos investigadores do estudo, reforça a necessidade de se comprovar a eficácia, bem como a segurança dessas medicações no tratamento da COVID 19, através de pesquisas clínicas bem delineadas, randomizadas e com número maior de pacientes. “Um comitê de segurança altamente qualificado acompanhará os possíveis eventos adversos. Esperamos contribuir de forma significativa  em virtude da gravidade que representa esta pandemia”, disse.

Para a infectologista Dra. Talitha Tonini de Oliveira, a pesquisa clínica é fundamental para a descoberta de novos medicamentos, novos tratamentos e formas de tratar que tragam beneficência ao paciente com a segurança necessária. “Nos traz dados importantes e relevantes para o manejo dos pacientes infectados pelo SARS-COV2, nos respaldando quanto aos efeitos colaterais de drogas que estão sendo usadas de forma experimental por não se conhecer exatamente a doença. Nós da Santa Casa fazemos parte deste time dando a oportunidade para nossos pacientes graves fazerem parte deste estudo, que trará resultados significantes para o desfecho da doença”, ressaltou.

O provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana, destacou o trabalho da Unidade de Pesquisa, que coloca a Instituição em evidência no Brasil. “Desenvolvemos estudos em diversas áreas, visando sempre contribuir na qualidade assistencial, incorporação de novas tecnologias e na promoção e acesso à medicina mais atual, com foco na segurança dos nossos pacientes. Esta nova pesquisa, neste momento tão primordial, só mostra o quanto que nossa Santa Casa está à frente, pensando ao longo prazo e na prevenção do Coronavírus”, finalizou.