Hospital realiza primeiras captações múltipla de órgãos da região

A Santa Casa de Votuporanga iniciou 2020 com muita solidariedade por parte de uma família que autorizou a doação de órgãos de um parente querido. A captação múltipla de órgãos realizada no dia 04 de janeiro no Hospital foi a primeira do ano na região e resultou na retirada de dois rins. Já no dia 08 de janeiro, outra família disse sim e fizemos a captação de duas córneas e dois rins.

O último procedimento foi realizado em uma mulher de 55 anos e a cunhada dela, Angela Maria Martins Custódio, contou como foi tomar esta decisão em conjunto com a família. Quando o médico nos explicou da possibilidade dela ser uma doadora, a princípio ficamos com dúvidas. Mas ao conversar com todos, lembramos que ela já tinha manifestado este desejo, na época em que o Gugu faleceu, dizendo que queria ser uma doadora de órgãos, caso algo acontecesse com ela. Foi um momento difícil, mas pensamos no bem que ela ainda pôde fazer para outras pessoas, salvando vidas. Ela sempre foi uma pessoa muito boa e guerreira, e tinha este desejo, nada mais justo do que atendê-lo.

O serviço existe na Santa Casa de Votuporanga desde 2012 e fechou o ano de 2019 com a captação de 115 córneas, oito rins, três fígados e duas válvulas cardíacas.