Santa Casa participa de workshop com foco no cuidado na pessoa

A humanização é um dos pilares da Santa Casa de Votuporanga. A Instituição participou do Workshop de Cuidado Centrado na Pessoa – Modelo Planetree, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein na última semana, em São Paulo.

A gerente assistencial, Alessandra Zanovelli Publio, e a ouvidora Andrea Boiati, estiveram no evento que contou com instrutores internacionais.  Com 12 horas de duração, a iniciativa foi indicada para líderes e profissionais de instituições de Saúde, com interesse em aprimorar ainda mais a experiência do paciente e dos profissionais que atuam em suas organizações.

O Planetree internacional é uma organização sem fins lucrativos que tem o compromisso de melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente. “A organização reconhece, por meio de uma certificação, a qualidade das interações humanas que ocorrem dentro dos ambientes de saúde, enfatizando a importância de buscar estratégias para envolver profissionais, pacientes e familiares como parceiros no cuidado visando o melhor resultado. Foi muito gratificante ver o quanto que estamos no caminho certo, focando no assistido como um todo. Várias ações já são desenvolvidas em nossa Instituição, olhando para seu contexto individual e necessidades”, disse Alessandra.

A programação do workshop incluiu a compreensão do conceito e dos direcionadores do Modelo Centrado na Pessoa, além de desafios e experiências dos hospitais certificados pelo Planetree no Brasil. “Foi muito importante para nós discutir formas inovadoras para o desenvolvimento da cultura do cuidado centrado na pessoa, criando uma cultura de atenção especializada na pessoa do cliente e do colaborador, trocando casos de sucesso e, até mesmo, implantando projetos”, complementou Andrea.

Planetree

Fundado em 1978, O Planetree Internacional é uma certificação que reconhece as instituições que possuem a filosofia do cuidado centrado na pessoa. Neste modelo, o paciente e a família têm acesso às informações, participam ativamente das decisões do seu tratamento e cuidados e é assistido em um ambiente que promova o bem-estar e favoreça a sua recuperação. Atualmente mais de 700 instituições em 23 países adotam a filosofia Planetree.

No Brasil, desde 2012 o Escritório Planetree Brasil, com sede no Hospital Israelita Albert Einstein, é responsável por disseminar e treinar as instituições de saúde nos países de língua portuguesa interessadas em obter a certificação Planetree por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.