Santa Casa conquista andador elétrico

Um passo de cada vez, pelo corredor da Santa Casa de Votuporanga. Aos poucos, com apoio da equipe de Fisioterapia, o paciente caminha, do quarto para a pracinha. Sai da ala, conversa com outros assistidos, profissionais, médicos e ganha qualidade de vida. Um avanço e tanto para quem tem independência funcional modificada.
Tudo isso é possível graças ao andador elétrico, conquistado com recursos do Bazar do Bem. O equipamento dá suporte na realização de treinos para locomoção e transferências, enriquecendo o protocolo de reabilitação musculoesquelética instituído pela equipe de Fisioterapia.
A supervisora do setor, Emília Rodrigues de Faria e Ferreira, explicou mais sobre o aparelho. “Os pacientes, que tiveram a independência funcional reduzida devido ao quadro clínico, podem obter excelentes resultados quando instituída a mobilização precoce, proporcionando a saída do leito e, consequente, redução do tempo de internação”, disse.
O tratamento fisioterapêutico é realizado por meio do andador, com objetivo de promover suporte do peso corporal que fica distribuído em um colete de paraquedista para auxílio na sustentação de pessoas com até 130 quilos. “O suporte é inteiramente mecânico, com apoios articulados reguláveis em altura e largura para os braços do assistido, permitindo a utilização diversas estaturas. Além disso, a descarga de peso pode ser graduada de acordo com a capacidade do usuário por meio de um sistema de elevação controlado por um guincho. O trabalho do fisioterapeuta também é beneficiado pois, o profissional não precisa preocupar-se em apoiar o paciente, reduzindo assim, o risco de queda durante o atendimento, podendo dedicar-se exclusivamente ao treino de marcha”, afirmou.
Um estudo apresentado na 15º Conferência Internacional sobre reabilitação robótica, em Londres, comprovou a superioridade dos resultados obtidos na reabilitação onde treinos de marcha de sustentação parcial de peso foram utilizados em comparação a treinos convencionais. Os benefícios estão relacionados ao aumento da força muscular, manutenção ou aumento da densidade óssea e redução da frequência cardíaca por provável melhora do condicionamento físico.
Para o setor de Fisioterapia, a chegada do equipamento agrega imensamente ao serviço. “É uma contribuição enorme aos nossos pacientes”, afirmaram. Representando a equipe, o fisioterapeuta Luciano Cegana agradeceu o Bazar do Bem. “As parcerias nos fortalecem muito e ajudam a melhorar o que oferecemos a comunidade. O equipamento vai tornar mais eficaz o tratamento dos pacientes que não conseguem produzir força muscular suficiente para manter-se em pé”, destacou.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, enalteceu o andador elétrico. “É uma alegria imensa devolver a sensação de andar ou manter-se em pé a pacientes acamados ou com distúrbios do controle postural. É um equipamento que faz a diferença em nossa assistência e que só foi possível, graças à comunidade que adquire produtos no Bazar do Bem e a todos os voluntários. Cada renda arrecadada é revertida em mais qualidade de vida para nossos assistidos”, finalizou.